No Brasil existem alguns blogs especializados em falar sobre perfumes. Hoje iremos falar sobre o blog O Perfumístico que tem se tornado uma referência importante para pessoas que gostam de perfumes importados.
O blog O Perfumístico é escrito pelo apaixonado por perfumes importados Fábio Condé. Ali, Fábio reúne dicas de perfumes importados, recomendações, vídeos sobre determinadas fragrâncias, lançamentos e o mais importante: interage com seus usuários respondendo as dúvidas deles.
O Perfow querendo saber como Fábio Condé desenvolveu um olfato aguçado que o ajuda a identificar boas fragrâncias, decidiu entrevistá-lo.
Nesta entrevista você poderá conhecer melhor o Fábio, saber como começou a sua paixão por fragrâncias e descobrir dicas que o ajudarão a aprimorar seu olfato para reconhecer boas fragrâncias.
Entrevista com Fábio Condé.
Perfow – Fábio, nos conte a sua história. Quando foi o seu primeiro contato com um perfume importado e como o seu interesse pelas fragrâncias foi aumentando?
Condé - Começou quando eu tinha uns 10 anos de idade. Eu me enfiava no armário da minha mãe e usava os perfumes dela que eu gostava. Minha irmã também tinha muitos perfumes em miniatura, isso contribuiu para aumentar o meu interesse e fui gostando cada vez mais.
Perfow - Hoje você da dicas e recomendações de perfumes para outras pessoas, na sua opinião, o que ajudou você a desenvolver um olfato sensível e seletivo?
Condé - Acredito que isso vem da minha mãe, ela tem um excelente olfato e memória olfativa.
Com relação a ser seleto, isso se deu ao longo do tempo, colecionando e conhecendo muitos perfumes e seus aromas, acordes, notas e matérias primas. Isso faz com que você desenvolva e treine o seu olfato. Foi isso que aconteceu no meu caso.
Perfow - O blog O Perfumístico é uma referência para as pessoas que desejam saber sobre perfumes importados, quando e como surgiu a ideia de criar o blog?
Condé - Muitos amigos diziam “cara, cria um blog, você fica adivinhando nossos perfumes e sabe muito sobre...” e eu levava com a barriga, até que em 2009, se não me engano, recebi um email do Jeferson me convidando para criarmos um blog, onde ele cuidaria de toda parte técnica e eu entraria com o conteúdo, topei e realmente nos surpreendemos com o resultado, até porque não sou um especialista, sou apenas um apaixonado e estudioso sobre perfumes, claro que tenho um olfato um pouco mais apurado, mas como já mencionei, isso se deu com o passar do tempo.
Perfow - Muitas pessoas no Brasil estão tendo seus primeiros contatos com as fragrâncias importadas, que dicas você daria para aqueles que desejam desenvolver um olfato mais aguçado?
Condé - Tudo é treino, exercício e estudo. Leia bastante sobre perfumes, suas propriedades, famílias olfativas, ocasiões de uso, clima. No meu blog tem muita coisa neste sentido.
Quando for experimentar perfumes numa loja, não seja influenciado por marca, por ninguém e experimente no máximo 3 perfumes e aplique na pele para sentir o aroma.
Se for muito curioso compre essências naturais das notas para se familiarizar com elas e começar a senti-las em perfumes, a partir dai conseguirá saber o que mais agrada o seu olfato.
Perfow - Para fecharmos nossa entrevista, queremos saber do seu gosto pessoal. Qual perfume mais tem agradado você atualmente e qual você acha muito ruim (não usaria)?
Condé - É muito difícil falar qual perfume tem me agradado mais, pois eu possuo 153 perfumes. Mas o meu número um na linha designer é o L`Instant Extreme de Guerlain. Já na linha exclusiva/nicho é o Memoir Man da Amouage.
Eu não gosto de perfumes muito sintéticos e alguns me enjoam não que sejam ruins, mas não me agradaram como o campeão 1 Million da Paco Rabanne, Decibel da Azzaro, Pour Homme da Kenzo, Hugo Boss Sport. São raros os perfumes que não gosto logo de cara, mas esses foram alguns. Temos que lembrar que perfume é química com a pele e muito pessoal.
Gostou dessa entrevista? Comente no formulário abaixo e também acesse o site do Fábio Condé clicando aqui.
Você já sentiu a fragrância de vários perfumes?
Cadastre-se no Perfow e escreva a sua opinião de todos os perfumes que você conhece. Quero me cadastrar.